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quinta-feira, 19 de abril de 2012

O SEGUNDO TEMPO DO JOGO - (A GREVE NÃO ACABOU)

Acompanhando o processo da busca pelo PISO, entendo que todo o movimento de 2011 foi um dos tempos do jogo e que ao final desse primeiro embate as partes fazem um pacto para levantar e analisar as formas de regularização do Piso a todos os níveis de carreira do magistério.

Em 2011, o governo, após muitos encontros e desencontros com a classe do magistério, descobriu uma forma pragmática e confortável para resolver o problema que se arrastava para mais de 60 dias de paralização: IMPÕEM UMA NOVA TABELA DE VENCIMENTOS NO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO adequando tão somente o valor do salário base à legislação vigente.

Passadas as discussões e análises, sai o novo reajuste de salário pelo FUNDEB, retroativo a janeiro de 2012, quando o governo se quer havia cumprido o acordo feito em 2011. Prevendo uma reação da classe do magistéiro o governo na pessoa do Sr Secretario de Educação sai a campo visitando os municipios, fazendo pequenos seminários em prol da "valorização da educação" das "dificuldades financeiras" cujo objetivo não foi outro que se não DESMOBILIZAR O MOVIMENTO DE GREVE que se prenunciava. Uma forma ardilosa de colocar a sociedade contra a classe dos professores no momento da decretação da greve.

O Sr. Adriano Antunes Rodrigues, pai de aluno da Rede Pública, comentando a adequação da Lei do Piso pelo governo do Estado de SC sublinha:

"È muito simples cumprir a lei do piso reformulando a tabela salarial a cada ano e protelando o pagamento da mesma para os anos seguintes. Este tipo de atitude com relação a educação tem que acabar. Mas até isso acontecer, teremos greve todos os anos? Sugiro que sim!! Até que os governos mudem suas posturas, ou que nós, pais, passemos a eleger melhores governantes".

Em 2013 teremos um novo reajuste do FUNDEB e, seguindo a mesma lógica de valorização da carreira, teremos aumento proporcional do piso. O que fará o governo neste caso? Uma nova tabela? Prorrogará o Pagamento para 2014 e 2015 ou quem sabe para 2020 ou 30?

Colegas Professores vamos manter a união, a força e lutar contra as sacanagens do governo!















Um comentário:

  1. Todos nós, certamente, temos o discernimento de que esse governo que aí está é remanescente de políticas governamentais do anterior, que nunca foram de relevância para os educadores e comunidade escolar. Ademais, sempre foram um entrave ao crescimento "per capita" da população catarinense.
    Pertinente à educação não tem o que discorrer, só relembrando que governador Colombo votou a favor da lei 11.738 quando senador, o sr. Luis Henrique junto com o sr. Bauer entraram com a Adin contra a educação (Lei do piso), porém, não esqueçamos que os atuais deputados estaduais se "venderam", votando uma lei esdrúxula, inequívoca, incoerente, no apagar das luzes ano passado. A classe do magistério esperou até demais pela tal implementação da Lei Federal 11.738. Frente a isso, não nos resta outra alternativa, senão parar com as atividades docentes, pois um governo que não cumpre lei (lei se cumpre, não se discute), como iremos orientar nossos educandos sobre CIDADANIA, RESPEITO ÀS LEIS, RESPEITO ÀS INSTITUIÇÕES, AMOR AO DIREITO, ESPERANÇA NO FUTURO, APOSTAR NO PRESENTE, (...)?
    Com respeito aos direitos individuais, poderemos num futuro próximo sermos acusados de meliantes educacionais, caso cruzarmos os braços e aceitarmos que a educação em SC vai bem obrigado!
    Meus amigos professores, as necessidades são tantas de tantos, mais especificamente nós educadores. Não vamos omitir as falácias, irresponsabilidades, insensatez, opressões dos governantes atuais, para não sermos acusados posteriormente de termos cometido genocídio de uma ou duas gerações, e não esqueçam que o tempo, bem como as pessoas, cobram!
    O tempo é já. Só se retraem e voltam atrás, quem não vislumbra um futuro na educação pública, gratuita, de qualidade, e acessível a todos.
    "Os poderesos podem esmagar as rosas, mas não podem deter o resplendor da primavera".
    Vamos à luta.
    Abraços.

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