13 de julho de 2011
Prof. Sandro César Moreira
Neste dia, 13-07-2011, que acredito, nenhum professor há de esquecer, o dia em que o PLANO DE CARREIRA virou fumaça, com a APROVAÇÃO do Projeto de Lei dos Salários dos Professores pela assembléia Legislativa de Santa Catarina, como bem disse uma professora "deixei de ser professora, agora sou funcionária pública", quanta tristeza e as palavras da professora expressam o sentimento de todos nós professores. O magistério está em prantos...! E, pensar que os CARRASCOS, os TORTURADORES da ditadura, do antigo regime francês, do stalinismo, estavam sepultados...quanta inocência! Os caras estão aí, bem ressucitados, de terno, gravata, com fala mansa e macia tendo como instrumento de mando e poder, que no passado era praticado pela GUILHOTINA, PAU-DE-ARARA, MACHADO, PELOURINHO, CHIBATA, CHOQUE ELÉTRICO, hoje substituídos pela LEI! Mas o que é LEI? Normas jurídicas elaboradas para manter a ordem e a paz social! Se tínhamos dúvidas, a partir de hoje, LEI é sinônimo de...."manutenção do poder do estado"! o que está bem de encontro a filosofia de Nicolau Maquiavel: "o fim justificam os meios".
No blog de Moacir Pereira, muitas são as velas acesas, até parece um cruzeiro no cemitério, e não me contive, passando para este blog a vela do Prof. João Carlos Martins:
No blog de Moacir Pereira, muitas são as velas acesas, até parece um cruzeiro no cemitério, e não me contive, passando para este blog a vela do Prof. João Carlos Martins:
“Quando o governo vence, quem ganha? Ninguém! É isso mesmo ninguém. Vencer tripudiando os trabalhadores da Educação, afundando ainda mais a Educação, enterrando o Plano de Carreira do Magistério resultante de décadas de lutas da categoria, não pode significar vitória, nem mesmo ao governo, neste caso o descrédito nos políticos e no governo só aumenta.
O que esperar de um professor em sala de aula desmotivado, sem perspectiva e humilhado? Nada! Ser professor é estar motivado e motivar. É ser fonte de inspiração, firmeza e orgulho. Não serei assim, voltando derrotado, desacreditado, sem esperança.
O que esperar dos professores que voltam nas condições indignas que o Colombo nos coloca? Hipocrisia. (como me afirmou um estudante esta semana: “Quero ver a cara de pau do Professor ao dizer para a turma (classe) que esta tudo bem e recomeçar a aula”) não quero passar por isso, não quero hipocritamente dizer está tudo bem.
O que dizer de um governo que não respeita a Lei do piso? Retira direito adquirido e ainda pretende criar outro plano de carreira de forma arbitraria para ajustar às pretensões orçamentárias do governo.
E o que nossa categoria esta fazendo para impedir? Retornando as aulas? Repondo aulas? É essa a saída? Acho que não!
Quem perde como essa situação? Todos! È isso mesmo! Todos perdemos! A comunidade escolar e conseqüentemente a sociedade.
Portanto, pelo amor de Deus unam-se professores, lutem, defendam o oficio, a educação de SC!
Certamente o governo está rindo desta divisão, pois o tempo todo apostou nesta realidade. Ainda há tempo! Somos inteligentes, precisamos encontrar uma solução.
Pois se permanecer assim, insisto, todos perderemos e muito".
E, agora Drumond!
Nenhum comentário:
Postar um comentário