Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fogo em diploma marca protestos



Uma churrasqueira, um litro de álcool e uma caixa de fósforos. Bastou isso para queimar simbolicamente anos de estudo e dedicação.

– Hoje, nosso diploma vai para o fogo – disse a professora Marilu Pereira, iniciando a manifestação dos professores de São Joaquim e região.

O mote principal das manifestações dos professores em greve tem sido o que eles consideram um desestímulo à formação.

– Isso é uma pouca vergonha! Como é que ele pode equiparar um professor pós-graduado com um que tem ensino médio? Ele simplesmente achatou o nosso plano de cargos e salários – ressaltou Sandra Silva, de São José, Grande Florianópolis, há 20 anos professora da educação especial.

Vestidos de preto, cerca de 200 professores fizeram um ato simbólico pelo Centro de Itajaí. Ao som da marcha fúnebre, manifestantes caminharam carregando faixas, cartazes e um caixão, representando o plano de carreira. O protesto terminou com a queima das cópias de diplomas e certificados de pós-graduação.

– O governo está mostrando à sociedade que estudar, se aperfeiçoar, não vale a pena. Vamos ter que jogar no lixo os nossos diplomas, porque o governo já jogou – disse a coordenadora do Sinte em Itajaí, Miriã Brasil.

Em Chapecó, os professores em greve se reuniram na barraca montada pelo Sinte na Praça Coronel Bertaso e estenderam faixas e até um boneco simbolizando o ato de formatura, com os dizeres: “Formação e conhecimento para quê?

(retirado de: http://www.facebook.com/notes/arlindo-costa/fogo-em-diploma-marca-protestos/204167662961054)

Prof. Jeana andréa

Um comentário:

  1. um dia Rubem Alves disse poeticamente que os alunos aprendem a ler o mundo pela magia da nossa palavra.Mas as palavras se perdem no tempo sem a postura.É urgente que a classe de professores se mobilize cada vez melhor e mostre à sociedade o que vem acontecendo, sobretudo, em termos salariais. Palavras sem atitudes se tornam vazias. Estamos finalmente entendendo que sem uma prática politizada de luta e de conscientização, as coisas nao mudam. Parabéns colegas! me sinto orgulhosa em fazer parte desse movimento!

    ResponderExcluir