Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de junho de 2011

DISCURSO DE COLOMBO EM 12-08-2010

DISCURSO DE RAIMUNDO COLOMBO EM 12/AGO/2010

(quando em campanha)


Raimundo Colombo defende ensino técnico como prioridade para educação
A ideia é capacitar os jovens com uma educação profissionalizante voltada às vocações regionais

O candidato Raimundo Colombo defende para Santa Catarina o modelo de ensino que também profissionalize o estudante como forma de capacitação para o futuro. Na agenda de Governo da coligação “As pessoas em primeiro lugar”, figura entre as principais propostas uma diretamente ligada à valorização do ensino técnico. Por Santa Catarina contar com atividades econômicas diversificadas em suas diferentes regiões, Colombo defende um sistema que valorize e capacite os alunos dentro desta vocação local.


“Enquanto nos países desenvolvidos a maioria dos jovens recebe qualificação técnica já no ensino médio, no Brasil, apenas 8% recebem esse investimento, o que provoca uma carência dessa qualificação para as empresas” explica o democrata. As indústrias madeireira e têxtil, a pesca e a suinocultura, por exemplo, são atividades de destaque no cenário nacional que poderiam ser trabalhadas nesse modelo. “A inauguração de escolas técnicas regionalizadas, que se relacionem ao segmento econômico de cada região, representa uma oportunidade de qualificação técnica aos moradores e seus filhos”, defende.


A iniciativa é contribuir para o crescimento profissional dos jovens em sintonia com a demanda do mercado de trabalho da região, ao mesmo tempo em que o modelo possibilitará que eles colaborem com o desenvolvimento da economia do seu local de origem. Assim, será evitado que o jovem precise deixar sua cidade e sua casa para estudar em um grande centro ou procurar oportunidades de trabalho.

Na educação básica, os principais compromissos são um maior envolvimento das comunidades com suas escolas e dar capacidade de decisão sobre os recursos para a escola aos pais e professores, para trazer todos para dentro dos processos de decisão de gestão. Além disso, está prevista na agenda de Governo a qualificação continuada do professor, proporcionando-lhe melhores condições para lecionar. “A participação comunitária e a qualificação dos professores serão elementos-chave no sistema educacional”, explica Raimundo Colombo.


Para Colombo, todos os projetos que visam melhorias na educação são válidos, mas só se tornam eficazes com professores qualificados para tocá-los em frente. “É dever dos representantes eleitos pelo povo valorizar e ouvir estes agentes da educação, ficando a par das demandas através destes que conhecem a situação do ensino como ninguém: os professores”, afirma o democrata, assumindo compromisso com a classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário