Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A greve do magistério em SC

Não posso deixar de comentar acerca da greve do magistério de Santa Catarina. Em qualquer roda de conversa é assunto tratado.

O que esperar de um secretário que é engenheiro sanitarista: ESGOTO talvez seja sua especialidade.

Desde quando pagar bem ao professor rende votos. Desde nunca! Seja dita a verdade.

E a sociedade? O que realmente pensa? Alguns consideram a escola um depósito de filhos. A professora não passa de uma babá. Será que a sociedade realmente valoriza a educação?!

Sejam quais forem as respostas, o professor tem o dever de fazer seu direito ter validade. Investimos dias e noites, todo o nosso dinheiro em faculdade, em especialização e afins. Ainda temos um ideal! Ainda temos muita força! Não duvidem dessa força, dessa capacidade de luta! Como diz Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Isso significa dizer que nossa luta é legítima! A luta de todos os trabalhadores é legítima! E de algum modo ou de outro, toda essa garra, esse sentimento de indignação surtirá em muitos efeitos positivos para toda a sociedade. Essa história é nossa. Porque não há como negar:

Um dia acabou a ditadura, embora haja ainda seus filhotes por aí!

Um dia um presidente corrupto foi tirado do poder, embora haja muitos corruptos por aí!

Um dia as pessoas acordaram e foram para a luta, embora há alguns de meus colegas que ainda não despertaram!

Um dia as coisas mudam, embora não haja perfeição.

INDIGNAR-SE E GRITAR POR AQUILO QUE QUEREMOS É O JEITO DE CLAMARMOS POR UMA SOCIEDADE MELHOR E QUEM SABE...

UM DIA... TODAS AS PESSOAS SE DEEM CONTA DE QUE A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES QUE LUTAM POR MELHORES DIAS SEJA CONCRETA!

Vale lembrar o que o colunista Moacir Pereira ressalta em sua coluna: “Esta mobilização dos professores neste momento não tem apenas caráter econômico. É muito mais ampla, profunda e significativa. A educação catarinense não está bem. Quando você desestimula o professor, você começa a corroer as bases do ensino. Professor desmotivado não ensina, não educa, não dá exemplo. Professor bem pago e sem condições didáticas,materiais, psicológicas, também não faz bem o seu trabalho.

“Se você acha que a educação é cara, tenha a coragem de experimentar a ignorância.” (Derek Bok é advogado americano e educador e ex-presidente da Universidade de Harvard.)

Por Luizane Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário